Pipes Yahoo

Hoje decidi brincar um pouco com o Pipes do Yahoo, um "mixer" para rss feeds ou como eles descrevem:


"Pipes is a powerful composition tool to aggregate, manipulate, and mashup content from around the web."



A idéia é simples, combinar comandos simples, do mesmo modo que se faz no Unix com o pipe, para obter uma saída customizada que atenda as necessidades de cada usuário. Assim é possivel por exemplo unir três diferentes fontes de notícia, colocando uma tag identificando sua origem e organizar essas notícias em ordem alfabética. Melhor ver para entender, não? Caso o resultado não apareça embutido aqui no site, ainda não descobri porque isso acontece, aqui vai o link para esse Pipes que criei Primeiro teste com pipes e aqui vocês podem ver o código fonte disso source code. Tudo o que eu fiz foi definir três fontes de notícia (usando seus feeds), atribuir ao final do título de cada notícia uma tag com a origem da mesma, unir os resultados e organizar em ordem alfabética (ascending). Eu tentei fazer algo mais elaborado, como filtrar todas as notícias que fossem relacionadas com futebol, mas não tive muito sucesso com isso. E ainda existem alguns bugs que precisam ser resolvidos, como o resultado não aparecer corretamente usando a opção embbed (pelo menos não funcionava enquanto escrevia aqui) e problemas com a atualização dos Pipes. Para terem uma idéia, meu primeiro pipe de teste era uma pesquisa no Flickr por imagens que fossem relacionadas com o termo Casshern, mais tarde adicionei a esse pipe uma busca no Yahoo pelo termo. Até ai tudo bem, o único problema continuava sendo apenas a opção embbed não retornar resultados, mas quando decidi trocar para uma busca em feeds, ao invés de mostrar uma lista com as notícias de ciência da folha de São Paulo, por algum motivo o Pipes que criei só mostrava o resultado da busca por Casshern no Yahoo Search. Mas mesmo com esses pequenos glitches o Pipes continua sendo uma ferramenta interessante e promssora. =)




Del.icio.us : , , , , ,

Ele destruiu o sol chamado lua...

Ok, eu adoro filosofia ou se preferirem eu adoro filosofar. Nós fomos criados pra isso, afinal, o que nós separa dos animais é nossa capacidade de pensar e ter raciocinio lógico. Bem, não de todos, temos nossos primos macacos e os golfinhos para desafiar essa "verdade" absoluta. E para aqueles que tem bicho de estimação, nunca pensaram no que eles estariam pensando? Bem, mesmo que não pensem é evidente uma coisa pelo menos, eles tem sentimentos, talvez sejam mais limitados em expressar isso do que nós, ou nós que somos limitados em compreende-los. Agora vem a pergunta, porque diabos estou aqui falando de filosofia? Porque Casshern Sins é uma verdadeira viagem filosófica, mas não se enganem...Nem sempre filosofia é algo complexo ou um "tabu" para as pessoas "normais". Quem nunca ouviu falar do termo filosofia de botequim? =)


snapshot20081117081231.jpg

Em Casshern a humanidade foi sobrepujada por sua criação, os robos, que dominam o planeta com uma nova sociedade similar a nossa em alguns pontos mas com uma diferença, robos são imortais. Ou pelo menos eram até o surgimento de uma "doença" dos robos, a Ruína. E a ruína começou com a morte de Luna nas mãos de Casshern, protagonista da história. É interessante ver a reação desses robos diante da "morte", o desespero de alguns a ponto de criar um boato, verdadeiro ou não, de que aquele que devorar Casshern estaria livre da ruína. Boato estranho não fosse o fato de Casshern ser imune a ela. É nesse estranho mundo em decadência que acompanhamos um Casshern desmemoriado, assolado pela culpa de um crime que não recorda ter cometido e em seu caminho desesperança e destruição. O anime é um retrato de nós mesmos mas com outra perspectiva, uma viagem incrivel que me faz sentir falta de Kaiba, outro anime nessa "linha" que infelizmente acabou muito cedo. E sobre a frase do título, é meio óbvio, ele destruiu aquilo que dava vida ao mundo (sol), a lua (Luna). Existem muitas coisas que precisam ser explicadas, mas não preciso dizer que adorei Casshern e continuarei assistindo. Alias, sou suspeito, gosto de Casshern desde que vi o live action dele, um filme que foi feito tem alguns anos já. Recomendo para aqueles de mente aberta e se esse não for o caso, veja só pelas cenas de ação, um bonus que complementa a história. =)

snapshot20081117082927.jpg



Del.icio.us : , ,